No Dia do Cinema Brasileiro, confira listão com 20 ótimas produções nacionais

No Dia do Cinema Brasileiro, confira listão com 20 ótimas produções nacionais
Montagem com Fernanda Montenegro, Silvero Pereira, Karine Teles e Isabél Zuaa

De ‘Central do Brasil’ e ‘Copo de Cólera’ a ‘Benzinho’ e ‘Bacurau’

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 29 de junho. Para celebrar a data, listamos 20 das produções nacionais mais impactantes lançadas nas últimas três décadas.

Benzinho (2018)

Protagonizado pela atriz Karine Teles (que também está em “Bacurau”), “Benzinho” acompanha uma mãe de família que se vê dividida quando seu filho adolescente ganha uma bolsa para jogar handebol no exterior.

O Lobo Atrás da Porta (2014)

Uma trama de vingança, ciúmes e mentiras acaba no sequestro de uma criança. O filme chocante tem Leandra Leal, Fabíula Nascimento e Milhem Cortaz no elenco.

Central do Brasil (1998)

Dora, uma ex-professora pouco motivada, encontra redenção ao ajudar um garotinho cuja mãe morreu recentemente em um acidente de trânsito. O filme, também dirigido por Walter Salles, rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

O Homem do Futuro (2011)

Com Wagner Moura e Alinne Moraes, “O Homem do Futuro” é uma ficção científica que conta a história de Zero, um cientista frustrado que consegue criar uma máquina para voltar no tempo. Assim, revive seus tempos de faculdade e consegue reencontrar a paixão de sua vida, Helena.

Um Copo de Cólera (1999)

A rotina de um casal de amantes é mostrada no longa, protagonizado por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz. Quando ratos fazem um rombo na cerca da chácara onde o casal está refugiado, começa uma intensa troca de acusações entre os dois.

Bacurau (2019)

Os habitantes de uma cidade no interior do Nordeste precisam lutar contra invasores estrangeiros. Foi mundialmente aclamado, ganhando prêmios nos festivais de Cannes, Munique, Lima e Montreal.

Bicho de Sete Cabeças (2000)

Filme de Laís Bodanzky, explicita a realidade dos hospitais psiquiátricos brasileiros. Na trama, o pai de Neto o interna em um manicômio, onde o jovem enfrenta duras condições.

Carandiru (2003)

No Carandiru, maior presídio da América Latina, um médico sanitarista embarca em um trabalho para impedir a transmissão do HIV entre detentos.

Bruna Surfistinha (2011)

No filme, uma jovem de classe média decide sair de casa e virar garota de programa. Então, decide contar todas as suas experiências sexuais em um blog. A trama foi baseada no livro “O Doce Veneno do Escorpião: o Diário de uma Garota de Programa”, autobiografia escrita por Raquel Pacheco.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Leonardo é um garoto cego que busca incessantemente por independência. Ele começa a descobrir mais sobre si mesmo e sobre sua sexualidade quando conhece Gabriel, um novo colega de classe. O filme ganhou prêmios em vários festivais pelo mundo, inclusive nos de Berlim, Guadalajara, Nova York e Turim.

Durval Discos (2002)

O filme acompanha Durval, que insiste em continuar com sua loja de vinil mesmo em plena era do CD. Ary França, Letícia Sabatella e Marisa Orth compõem o elenco.

As Boas Maneiras (2017)

Com alusões ao folclore brasileiro, “As Boas Maneiras” apresenta Ana, uma nova rica que contrata a enfermeira Clara para ajudá-la nos últimos meses de sua gravidez. Porém, a patroa começa a ter comportamentos estranhíssimos, que levam a uma ótima história de horror. Marjorie Estiano e Isabél Zuaa protagonizam.

O Auto da Compadecida (2000)

O longa mostra as desventuras de João Grilo e Chicó, que sobrevivem de pequenos golpes. Baseado na peça homônima de Ariano Suassuna, foi o filme mais visto por aqui em 2000, com mais de 2,1 milhões de espectadores nos cinemas.

O Homem que Copiava (2003)

André, interpretado por Lázaro Ramos, é um rapaz humilde que trabalha em uma fotocopiadora. Para impressionar a garota que ama, começa a copiar notas de R$ 50. Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso completam o elenco do filme.

Minha Mãe É Uma Peça (2013)

Paulo Gustavo é Hermínia, uma dona de casa divorciada e mãe de três filhos. Quando descobre que sua prole a acha “chata”, ela foge de casa e começa a relembrar pontos importantes de sua vida.

Cidade de Deus (2002)

O protagonista Buscapé mora na Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro, onde usa seu talento como fotógrafo para analisar o dia a dia na comunidade. Com direção de Fernando Meirelles, disputou o Oscar nas categorias de direção, roteiro adaptado, edição e fotografia.

 O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Mauro, um garoto de 12 anos, vê seus pais, militantes de esquerda perseguidos pela ditadura militar, “saírem de férias” de uma hora para outra. Ele vai morar com o avô, que acaba falecendo no mesmo dia em que recebe o garoto em sua porta.

Praia do Futuro (2014)

Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro. Certo dia, se apaixona por um piloto alemão e parte com ele para Berlim. Anos mais tarde, seu irmão mais novo, Ayrton, decide buscar por Donato, a quem sempre enxergou como herói.

Abril Despedaçado (2001)

Pressionado pelo pai a se vingar pelo irmão morto, o jovem Tonho começa a questionar o papel da violência na sociedade. Dirigido por Walter Salles e com Rodrigo Santoro no papel principal, “Abril Despedaçado” foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA e no Globo de Ouro.

Aquarius (2016)

Sônia Braga interpreta uma jornalista que enfrenta uma construtora a fim de evitar que o Aquarius, prédio onde morou a vida toda, seja demolido.

Compartilhe:

Victor Gonçalves

Jornalista que ama escrever sobre cinema, séries, TV e cultura pop em geral.